Práticas Frutíferas
Práticas Frutíferas
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Práticas FrutíferasVOLTAR

Obreiros frutíferos constroem relacionamentos positivos com líderes locais

Obreiros frutíferos constroem relacionamentos positivos com líderes locais
Visão 5.9
dez. 4 - 3 min de leitura
000

Ao interagir com sensibilidade e cuidado com as autoridades locais, incluindo figuras religiosas não cristãs, os trabalhadores ganham respeito e boa reputação na comunidade anfitriã. Aqueles que têm a intenção de escolher seus relacionamentos com os líderes locais têm mais probabilidade de ser frutíferos.

Os obreiros cristãos freqüentemente dão pouca atenção a como eles, ou o novo grupo de crentes que eles esperam começar, se relacionarão com as estruturas de autoridade existentes. Por esse motivo, as igrejas locais podem se ver em uma competição involuntária com pessoas-chave de sua comunidade. No entanto, muitos dos trabalhadores produtivos envolvidos em nosso estudo tentaram conscientemente envolver os líderes locais. Uma forma era convidar líderes locais para participarem de seus projetos:

Um dos anciãos da comunidade trabalha na seção de alfabetização [nossa seção de ONG] e aprendeu a ler. E tem trabalhado lá por muitos anos. Ele tem observado a vida dos crentes que ali trabalham (GTFP, Entrevista 72, 2007).

O resultado dessa tentativa de respeitar a autoridade local é um retrato maravilhoso de como as práticas bem-sucedidas são frequentemente experimentadas, em combinação. Neste caso, vemos duas práticas frutíferas, relacionadas aos líderes locais e à oração, trabalhando juntos:

Uma das coisas que nossos trabalhadores de ONGs fazem todas as manhãs, no início da manhã, é que toda a equipe ora junto. E eles têm um flip chart, um flip chart de papel no qual escrevem os pedidos de oração. E todas as manhãs, eles oram por esses pedidos, acrescentam novos e examinam os que foram respondidos. ... Isso, é claro, está totalmente fora da experiência deste ... cavalheiro muçulmano. Essa ideia de realmente orar pelas coisas e realmente esperar que Deus intervenha em pelo menos alguns casos. Foi então que pensou, começou a olhar para todas as páginas viradas, olhando para todos os pedidos de oração que haviam sido respondidos, percebeu: “Essas pessoas ... são essas que Deus está ouvindo. São suas orações em nome de Cristo que estão sendo respondidas. As orações de nosso povo raramente são respondidas. A verdade está com Jesus ”(ib.).

O ancião da aldeia na história levou toda a sua família a Cristo e ajudou a iniciar vários grupos de crentes de origem muçulmana na área.

Outra maneira de os trabalhadores alcançarem os detentores de poder locais de maneira produtiva é envolvendo-os intencionalmente em seu contexto religioso. Uma equipe, uma mistura de MBBs locais e expatriados estrangeiros, realizou debates bíblicos na mesquita do bairro, sob a autoridade do xeque local. Mais tarde, quando surgiu a possibilidade de problemas:

O próprio Sheykh se levantou e disse: "Não, se essas pessoas estivessem tentando [destruir o Islã], eu os teria impedido." Então, ele estava realmente defendendo e promovendo o que estava acontecendo lá. [Por causa disso], as pessoas locais foram liberadas para expressar seguir a Cristo inteiramente à sua maneira, desde que esteja alinhado com as Escrituras (GTFP, Entrevista 52, 2007).

Nossa pesquisa mostrou claramente que, quando os trabalhadores intencionalmente envolvem as autoridades locais de maneiras diferentes - às vezes pessoalmente, às vezes por meio de seu trabalho, às vezes religiosamente - isso produz frutos espirituais duradouros.

Participe do grupo Práticas Frutíferas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você